Vacina da AstraZeneca chega em Ponta Grossa

A remessa com pouco mais de 86 mil doses é a parte que cabe ao Paraná dos 2 milhões de imunizantes importados do Instituto Serum, um dos centros da AstraZeneca para a produção da vacina na Índia. Ela vai ampliar o alcance da proteção ao chamado grupo prioritário, formado por profissionais de saúde, pessoas em instituições de longa permanência para idosos (ilpi), pessoas com deficiência severa e indígenas. 


A definição de prioridade segue o programa nacional de imunização (pni), do governo federal. Esse é o segundo lote de imunizantes encaminhado ao estado pelo Ministério da Saúde. O primeiro, composto por 265.600 vacinas da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, já foi distribuído e começou a ser aplicado pelos 399 municípios. De acordo com a Sesa, 57,2 mil receberam a proteção até as 17h30 de sexta-feira (22). o número representa 43% das 132.771 doses (metade do primeiro lote) repassadas pelo governo do estado.

O processo de vacinação ganhará ainda mais agilidade nos próximos dias. Está programado para chegar ao Paraná ainda nesta semana um terceiro lote, também da Coronavac. A estimativa é que o estado receba cerca de 5% das 4,8 milhões de doses emergenciais autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na sexta-feira (22). Ou seja, cerca de 240 mil imunizantes que também serão divididos de forma igualitária por todas as cidades paranaenses. No total, confirmado os números da terceira remessa, o Paraná vai contabilizar 592,1 mil doses.

Veja mais informações sobre este caso, assista a reportagem completa do Tribuna da Massa Ponta Grossa desta segunda-feira (25):

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.