IPVA 2023: vence hoje a última parcela de carros com placas 9 e 0

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

Pagamento pode ser feito via Pix ou cartão de crédito

A quinta e última parcela do IPVA 2023 vence nesta quarta-feira (24) para os proprietários de veículos com placas de finais 9 e 0. Essa é a última data limite para quitar o IPVA do ano-exercício 2023 – o prazo à vista terminou ainda em janeiro.

IPVA 2023 vence hoje a última parcela de carros com placas 9 e 0
Foto: André Ribeiro/Massa News


As guias para realizar os pagamentos podem ser acessadas pelo portal da Secretaria de Estado da Fazenda, com o número do Renavam. Também podem ser pagos no aplicativo Serviços Rápidos da Receita Estadual e no site da Fazenda, ou no cartão de crédito sem desconto. No cartão os débitos podem ser parcelados em até 12 vezes com juros.


O pagamento da última parcela do IPVA também pode ser feito com a Guia de Recolhimento com QR Code via Pix e canais eletrônicos de qualquer instituição bancária, não se restringindo às conveniadas com o Estado. O sistema de pagamento é apenas virtual e o contribuinte não recebe nenhuma correspondência.


Dívida de IPVA pode dar problema para dono de veículo


Este imposto é uma das principais fontes de arrecadação tributária do nosso Estado, e fica atrás do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Cerca de 50% do valor arrecadado é destinado ao município onde o veículo foi emplacado. A alíquota hoje é de 3,5% ou 1% do valor do veículo.


Para a emissão do Certificado de Licenciamento pelo Detran-PR, é obrigatório a quitação do IPVA. O contribuinte tem várias condições de pagamento e caso opte pelo cartão de crédito deverá exigir o comprovante de pagamento dos débitos fiscais recolhidos.


Como negociar ou pagar as parcelas vencidas do IPVA 2023


O IPVA vencido pode ser quitado pelo mesmo sistema com acréscimo de multa e juros de 0,33% ao dia com base na taxa Selic. Após 30 dias de vencimento, o percentual da multa é fixado em 10% do imposto. Os débitos para todos os casos podem ser parcelados e inclusive os IPVA de exercícios anteriores.


Cuidado com os golpes do IPVA


A Secretaria da Fazenda também alerta sobre golpes praticados nesse período de pagamento da última parcela do IPVA. Foram criados sites com domínios falsos que direcionam para um falso sistema de pagamento do IPVA.


Os contribuintes devem sempre gerar as guias por meio dos canais oficiais com final ‘pr.gov.br’ ou pelo aplicativo ‘Serviços Rápidos da Receita Estadual’. É preciso cuidado ao acessar o portal da Fazenda nos sites de busca.


Confira o calendário de vencimento da última parcela do IPVA, de acordo com o final da placa:


1 e 2 – 18/05 (vencido)
3 e 4 – 19/05 (vencido)
5 e 6 – 22/05 (vencido)
7 e 8 – 23/05 (vencido)
9 e 0 – 24/05

Com supervisão de Gabriel Sartini

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.