Os casos do vírus comedor de ânus estão aumentando em todo o mundo? Esse é mais um novo boato na internet. Textos nas redes sociais afirmam que a doença estaria se disseminando no Japão e apresenta uma taxa de mortalidade de aproximadamente 30% entre os infectados.
O boato ainda diz que o país registrou, nos primeiros três meses de 2024, cerca de 517 casos da síndrome do vírus comedor de ânus.
A doença seria causada pela bactéria “Estreptococo A” que pode se desenvolver na garganta, pele, ânus e órgãos genitais, ocasionando diversas doenças.
Veja também:
- Taiwan tem maior terremoto em 25 anos: 9 pessoas morreram e 800 estão feridas
- Implante de chip cerebral: paciente mexe mouse com o pensamento
Existe o vírus comedor de ânus?
O suposto vírus é apenas mais uma boato da internet. O médico Vinicius Borges, conhecido nas redes sociais como “Doutor Maravilha”, esclareceu que primeiramente a doença presente no Japão não é um vírus, já que é causada pela bactéria Streptococcus pyogenes.
A bactéria é causa comum de infecções de garganta, de pele e febre reumática. Ela está presente em orifícios como ânus, boca, narinas e genitais.
A infecção por esta bactéria pode causar em sua forma mais grave a síndrome do choque tóxico. Veja a explicação do médico: