O Vírus Nipah, que causou a morte de um adolescente de 14 anos na Índia, deixou o mundo todo em alerta. O vírus vem dos morcegos.
Vírus Nipah mata menino de 14 anos
Medidas preventivas foram tomadas pelas autoridades de Kerala, estado no sul da Índia, após a morte de um menino de 14 anos. O vírus foi identificado em outras 60 pessoas, todos classificados como pacientes de alto risco, de acordo com o ministro da saúde.
Origem do Nipah
O Nipah vem dos morcegos do gênero Pteropus, podem transmitir o vírus para outros animais, como porcos, e para seres humanos.
Leia também:
- Vacina anticovid está disponível em 11 unidades de saúde de Curitiba
- Principais obrigações da contabilidade para garantir a saúde da sua empresa
O vírus é um zoonótico e a primeira vez que foi registrado foi em 1999, na Malásia. Na ocasião aconteceu um surto do vírus entre criadores de pocos.
Formas de transmissão
A transimissão do vírus Nipah pode acontecer através do contato com animais infectados ou com seus fluidos corporais, como saliva ou urina. A infecção pode acontecer também por meio de alimentos infectados.
A pessoa que contrair o vírus pode também infectar outras.
Sintomas
O Nipah age no sistema respiratório e o sistema nervoso, causando sintomas parecidos com a gripe. Também pode causar dificuldades respiratórias e encefalite, podendo gerar inflamação do cérebro que pode causar sintomas como confusão, desorientação, sonolência e até convulsões.
Em casos mais graves podem registrar pneumonia e outras complicações mais severas. Os sintomas podem variar de leves a severos, muitas vezes levando a pessoa infectado a óbito.