Abastecimento de água em Três Barras do Paraná entra em alerta

A falta de chuvas regulares, aliada à prolongada estiagem que afeta o Paraná, pode afetar o abastecimento de água em Três Barras, no Sudoeste. O Rio Trigolândia, que abastece o município, apresenta redução de 60% no volume de água disponível para captação e tratamento, colocando o sistema em risco de rodízio já na próxima semana.

Foto: Sanepar

O gerente regional da Sanepar Rodolpho Tanaka Savelli pede que a população reduza o consumo de água, a fim de postergar a necessidade de aplicação do rodízio no abastecimento. “Entendemos que as altas temperaturas e a falta de chuva propiciam o aumento no consumo. Porém, a situação exige cuidados. A água deve ser priorizada para alimentação e higiene pessoal”, alerta o gerente.

Dicas para a economia de água:

TOMAR BANHO – Em cinco minutos de banho são gastos aproximadamente 30 litros de água.

ESCOVAR OS DENTES E FAZER A BARBA – Em apenas dois minutos de torneira aberta, você gasta em torno de 13 litros. Não faça a barba durante o banho, para reduzir o tempo de chuveiro ligado.

USAR VASO SANITÁRIO – As caixas de descarga acopladas podem reduzir a vazão em um litro, se uma garrafa pet com esse volume, cheia de pedra ou água, for colocada na caixa. Isso economizará um litro por descarga sem comprometer a eficiência. Para uma família de quatro pessoas, a economia em um mês pode chegar a 480 litros.

LAVAR LOUÇA – O ideal é acumular a louça. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos, consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada.

CARRO E CALÇADAS – Deve-se reutilizar a água que sai da máquina de lavar roupa. Uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Prefira um balde e um pano para limpar o carro.

VAZAMENTOS – Um buraco de 2 mm em um cano de uma única casa pode desperdiçar 3.200 litros de água por mês. Uma torneira pingando uma gota a gata 5 segundos representa mais de 20 litros de água jogados fora em apenas um dia.

Ao encontrar vazamentos na rua ou em vias públicas, avise imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.