Um inquérito policial foi instaurado contra o motorista de caminhão que causou um gravíssimo acidente no Contorno Sul na manhã da última segunda-feira (1°), em Curitiba.
Um carro foi prensado contra dois caminhões e o motorista do veículo, Chuniki Kawamura, morreu na hora. Ele tinha 74 anos e era fotojornalista e ex-funcionário da Tribuna do Paraná e do Governo do Estado.
O caminhão estava com o freio isolado, ou seja, quando há o problema em um eixo de freios. Para “economizar” com manutenção ou com tempo, é isolado o freio. No entanto, o motorista do caminhão diz não ter adulterado o sistema de frenagem.
Veja também:
- “Tentei e não freou”, diz caminhoneiro que matou homem no Contorno Sul
- Morador de rua é atropelado por caminhão e morre na BR-277
No momento, a polícia busca saber a mecânica do caminhão e descobrir se os freios estavam em dia.
“Os peritos compareceram ao local, realizaram o exame pericial. Agora estamos aguardando o laudo do instituto de criminalística”,
disse o delegado Edgar Santana
O delegado também afirmou que nos próximos dias algumas testemunhas serão ouvidas e na sequência será verificado se a polícia já tem condições de concluir o inquérito.
Além disso, o impacto do acidente no Contorno Sul e os danos causados no veículo serão determinantes para a polícia concluir se o veículo estava, ou não, em alta velocidade.
De início, o caminhoneiro deve responder por homicídio culposo, ou seja, quando não há intenção de matar. O motorista responde em liberdade.
Vídeo mostra acidente no Contorno Sul
*Com supervisão de Valeska Macedo