A Prefeitura de Curitiba vai intensificar os serviços de abordagem social e acolhimento de pessoas em situação de rua nas noites desta terça (13) e quarta-feira (14). A ação acontece devido as baixas temperaturas e da chuva na cidade.
As equipes da Fundação de Ação Social (FAS) realizam o acolhimento e a abordagem social sempre que há previsão de temperaturas iguais ou abaixo de 8ºC.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a temperatura mínima nesta quarta-feira será de 9ºC, com sensação térmica de 6ºC.
Dessa forma, das 18h a 1h, a FAS contará com mais nove equipes nas dez regionais para reforçar o atendimento. Atualmente, são 1.491 vagas em 32 unidades oficiais da FAS e parceiras para atendimento às pessoas que procurarem o serviço ou são encontradas desprotegidas nas ruas.
Veja também:
- Prefeitura de Curitiba recusa proposta que retirava Mesa Solidária do Centro
- Festas juninas nas regionais de Curitiba começam na quarta (14)
As equipes de abordagem social farão busca ativa de pessoas nas ruas e também atenderão às solicitações que chegarem à Central 156.
Os moradores em situação de rua com problemas de saúde terão atendimento especial. Além de serem monitorados pelas equipes, eles poderão serem encaminhados para unidades de saúde de Curitiba.
Desde 2019, os animais de estimação dos moradores em situação de rua também serão transportados com seus tutores. Com isso, a FAS mantém em suas kombis caixas para levar animais de até médio porte. Para esses casos, o acolhimento será feito em unidades que possuem canis.