O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de tempestades (dois amarelos e um laranja) no Paraná. Ao todo, 302 cidades estão sob risco de fortes chuvas.
De acordo com o Inmet, os alertas amarelos envolvem duas regiões do estado: metade-norte (96 cidades) e sul (24 cidades).
No primeiro alerta amarelo, as regiões que podem registrar tempestades são Noroeste, Centro Oriental, Metropolitana de Curitiba, Norte Central, Centro Ocidental, Centro-Sul, Oeste e Sudeste.
Veja também:
- Alerta prevê tempestades e ventos de até 100 km/h em Curitiba
- Frente fria traz chuvas e derruba temperaturas no Paraná
Já no segundo alerta, são nas áreas Sudoeste, Sudeste e Centro-Sul paranaense. Em ambos os avisos, as cidades estão sob risco de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos de até 60 km/h e queda de granizo.
Entretanto, há baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Alerta laranja de tempestade
O alerta laranja de tempestade indica que pode haver chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia no Paraná. São 182 cidades que compõem a listagem.
Além disso, as cidades podem registrar ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. O alerta laranja de tempestade também indica risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.
As regiões que podem registrar fortes chuvas são, de acordo com o Inmet, Sudoeste, Centro Ocidental, Metropolitana de Curitiba, Noroeste, Oeste, Sudeste, Centro-Sul, Norte Central e Centro Oriental.