O alerta vermelho de acumulado de chuva deixa a região sob risco de tempestades até quinta-feira (2). Os fortes temporais já deixaram oito mortos e 21 pessoas desaparecidas no Rio Grande do Sul (RS).
De acordo com a Defesa Civil, as chuvas já afetaram 104 municípios. Ao todo, 1.431 pessoas estão desalojadas e 1.145 foram para abrigos. A prioridade é o resgate de famílias ilhadas.
A Força Aérea Brasileira (FAB) disponibilizou dois helicópteros para o resgate das vítimas da enchente em Santa Maria. Os temporais estão presentes no RS desde segunda-feira (29) e a previsão é que o volume de chuvas continue elevado até a próxima sexta-feira (3).
O alerta vermelho de acumulado de chuva do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indica que há grande risco de grandes alagamentos. Entre os reflexos dos temporais, estão estradas bloqueadas, escolas danificadas e aulas suspensas. Há municípios com problemas no abastecimento de água, energia elétrica e telefonia.
Alerta vermelho de acumulado de chuva
De acordo com o Inmet, a região está sob risco de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Também há chance de transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.
Veja também:
- Alerta vermelho de chuvas intensas atinge a região Sul
- Alerta laranja de onda de calor atinge 156 cidades do Paraná
Os rios estão com níveis acima dos limites de alerta. Nos próximos dias, a preocupação se estenderá aos municípios da região metropolitana de Porto Alegre, incluindo os rios Jacuí, Guaíba e Sinos, que também podem transbordar.