Um vídeo feito por um passageiro de um transporte coletivo flagrou uma infestação de baratas em uma linha de ônibus de Curitiba.
Os passageiros relataram que as baratas sobem nas pernas e, em alguns casos, vão parar até no cabelo. Os usuários do transporte público tentam se proteger dos insetos ficando de pé nos ônibus.
Procurada pelo Massa News, a Urbanização de Curitiba (Urbs) informou que os ônibus são higienizados diaramente e que são feitas desinfecções periódicas.
Veja também:
- Urso ‘apronta’ no Zoológico de Curitiba e despenca de galho; vídeo
- Mistério continua: jogador volta atrás e revela que não é o ‘ET da Ilha do Mel’
Além disso, a Urbs reforça para que os passageiros evitem comer dentro dos ônibus, já que os restos de alimento contribuem para a proliferação de insetos.
“Os ônibus são higienizados diariamente e são realizadas desinfecções periódicas que são reforçadas durante o período de calor. A orientação é para que os passageiros evitem comer dentro dos ônibus. Os restos de alimentos contribuem para proliferação de insetos.
Diariamente equipes de fiscalização realizam vistorias nos ônibus e quanto constatado o problema, o ônibus é retirado de circulação e adotadas, às empresas, as sanções previstas no Regulamento do Transporte Coletivo”,
diz a nota da Urbs.
Vídeo mostra baratas em ônibus de Curitiba
Baratas são mais comuns no calor
As baratas são mais comuns no calor, já que são insetos “endotérmicos”, ou seja, não têm sangue quente, precisam do calor para desempenhar suas funções.
Segundo especialistas, o calor faz com que os insetos se proliferem mais e as temperaturas mais altas facilitam a reprodução.
Nos ônibus, as baratas aparecem com frequência no verão por conta da água presente no transporte coletivo, causadas pelas chuvas, e porque os passageiros comem dentro dos ônibus, fazendo com que o coletivo se torne um local de abrigo e fácil acesso, contribuindo para a procriação das baratas.
*Com supervisão de Valeska Macedo