A rede 5G completa um ano de operação no Brasil nesta quinta-feira (6). O levantamento da Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e conectividade, apontou que a tecnologia atingiu a marca de 10 milhões de usuários.
Com disponibilidade superior às metas fixadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o 5G atende a mais de 150 cidades. As operadoras instalaram a rede em todas as capitais do Brasil, todas as cidades com mais de 500 mil habitantes e em metade das cidades com mais de 200 mil habitantes.
As etapas seguintes são a oferta em todas as cidades acima de 500 mil habitantes até julho de 2025 e em todas as localidades com mais de 200 mil habitantes até julho de 2026.
Veja também:
- Novo Twitter? ‘Threads’ supera 10 milhões de usuários em 7 horas
- Vendas de carros elétricos crescem 50% no Brasil
Apesar da rápida expansão, o 5G enfrenta desafios: legislações municipais desatualizadas que atrasam ou impedem a instalação de mais antenas.
Uma pesquisa feita pelo projeto Conecte 5G, criados pelas prestadoras associadas à Conexis, mostra que das 155 cidades com mais de 200 mil habitantes, metade delas tem leis desfavoráveis ou não tem legislação específica para a instalação de antenas.
O estudo aponta, ainda, que 54 dessas cidades têm leis de antenas favoráveis para a expansão do 5G e 24 têm legislação específica, mas que ainda demandam ajustes para ter mais aderência à Lei Geral de Antenas.