A venda de álcool líquido 70% em supermercados está proibida em todo o Brasil mais uma vez. O comércio desse produto está vedado no país desde 2002 por causa do risco de acidentes, mas foi autorizado temporariamente durante a pandemia de covid-19.
A proibição da venda do álcool 70% foi proibida devido às chances maiores de acidentes com queimaduras provocadas por esse produto, também identificado como 54°GL (graus Gay Lussac).
A venda só foi autorizada durante a pandemia de covid-19 porque havia a necessidade de maior oferta de produtos desinfetantes. A decisão de autorizar a comercialização do produto também levou em conta a falta de matéria-prima para a produção do álcool em gel.
A resolução que permitiu o retorno do álcool líquido 70% às prateleiras dos mercados já previa o fim do comércio do produto em 31 de dezembro de 2023. No entanto, a norma estabeleceu que as lojas ainda poderiam vender o estoque das embalagens já armazenadas durante 120 dias após o fim do prazo.
Com álcool 70% proibido, o que fazer?
O álcool etílico líquido abaixo de 70% continua com permissão de venda livre e pode ser encontrado com facilidade em supermercados.
A resolução também autoriza a venda do álcool etílico 70% em outros formatos que não o líquido, como gel, lenço umedecido e aerossol. Para a limpeza da casa, o consumidor também tem a opção de usar vários outros produtos, como os desinfetantes.
- Estudante de medicina da UFPR é acusado de apologia ao nazismo
- Homem morre após ter corpo queimado em acidente com moto
- Bombeiros do Paraná vão ao Rio Grande do Sul para auxiliar vítimas das chuvas
A Vigilância Sanitária é a responsável por fiscalizar o cumprimento da determinação nos municípios, enquanto a Anvisa monitora principalmente o comércio digital.
Álcool líquido 70% é perigoso
O risco do uso do álcool líquido 70% está relacionado aos acidentes com queimaduras. A forma líquida do produto pode se espalhar antes e durante a combustão, o que não acontece com o álcool em gel, por exemplo.
Dessa forma, quando há acidente com o álcool líquido, a extensão e os danos à pele normalmente são maiores do que o normal e oferecem risco à vida das pessoas.