O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho de tempestade para o Rio Grande do Sul, castigado com fortes chuvas e enchentes desde a última semana.
O aviso é válido desta terça-feira (7) até às 10h de quarta (8) e atinge parte do sudoeste e sudeste do estado gaúcho. Está prevista chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo.
O risco segue alto para danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário.
Até o momento, o Governo do Rio Grande do Sul confirmou 90 óbitos causados pelas chuvas. Outras 131 pessoas estão desaparecidas.
As enchentes no estado já afetaram 397 municípios e 1,4 milhão de pessoas.
Alerta de tempestade atinge outras regiões do Rio Grande do Sul
O Inmet também emitiu um alerta laranja de tempestade, válido até quarta-feira (8) para municípios do sudoeste, sudeste, região metropolitana de Porto Alegre, região central e noroeste.
Nestes locais, a previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo, além de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
- Curitiba envia primeira remessa de doações para o RS nesta terça
- Provopar recebe doações para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul
Com apoio do Instituto Solange Massa