Centenas de animais mortos foram revelados em algumas cidades do Rio Grande do Sul (RS) onde a água das enchentes já começou a baixar. Bois, vacas, porcos e cavalos, além de gatos e cachorros, morreram afogados em fazendas, pastos e nas casas alagadas.
Ainda não há qualquer estimativa de quantos animais morreram no RS por causa das inundações que devastaram mais de 400 cidades gaúchas. Em muitas regiões, o nível de água continua alto e os prejuízos ainda nem começaram a ser calculados.
Imagens fortes: animais morrem afogados no RS
Vídeos divulgados por moradores do Rio Grande do Sul e voluntários que atuam na busca por sobreviventes dão uma dimensão da tragédia vivida pelos gaúchos.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram animais mortos nos pastos, nas estradas e até mesmo pendurados em estruturas de imóveis, postes e árvores.
Animais menores, como cães e gatos, conseguiram se salvar subindo nos telhados dos imóveis alagados e em árvores com a copa mais alta. Mas os bichos de grande porte, como porcos, bois e vacas não conseguiram escapar.
Mesmo os criadores que conseguiram remover seu rebanho para regiões mais altas tiveram perdas de animais devido à força da enxurrada causada pelo excesso de chuvas.
Somente depois que o nível da água baixar completamente será possível calcular o número de animais mortos na tragédia no RS. Somente depois disso haverá um esforço extra dos órgãos públicos para enterrarem as carcaças, minimizando os riscos de transmissão de doenças.
Leia também:
- Cavalo ‘Caramelo’ é resgatado de telhado de casa no RS
- Tempestade no Rio Grande do Sul: alerta amarelo nesta sexta
- Elon Musk vai doar internet da Starlink para socorristas no Rio Grande do Sul
- Amigo de Pedro Scooby resgata criança autista no RS: veja vídeo
- Chuvas no Rio Grande do Sul deixam mais de 163 mil pessoas desalojadas