A fase de depoimentos de testemunhas de defesa e acusação nas ações penais abertas contra os réus acusados de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro foi iniciada nesta segunda-feira (26) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Os investigados também vão prestar depoimento.
Quatro juízes auxiliares do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos, estão realizando as audiências.
A primeira fase de depoimentos envolve 232 acusados de participação nos crimes de associação criminosa, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e destruição de patrimônio tombado. As oitivas estão previstas para terminar no dia 31 de julho.
Veja também:
- Governo do Paraná propõe reajuste de 5,79% aos servidores
- Lula recebe Fernández, no quarto encontro dos dois líderes em 2023
Desde o início das investigações, o STF abriu ações penais contra 1.245 acusados. Ato todo, foram apresentadas 1.390 denúncias pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Cerca de 250 acusados continuam presos sob a acusação de atuarem como autores e instigadores dos ataques em Brasília. Aproximadamente 70 deles já tiveram o período de prisão renovado por Moraes após 90 dias de prisão.