O Governo Federal irá pagar um Auxílio Reconstrução de parcela única, no valor de R$ 5.100, a todas as famílias cadastradas pelas prefeituras dos municípios atingidos pela catástrofe ambiental no Rio Grande do Sul (RS).
A primeira fase de confirmação de dados foi iniciada nesta segunda-feira (27). Até o momento, 44.592 famílias foram registradas e aprovadas e terão direito ao benefício do Governo. Dessas, 42.572 são de Canoas.
De acordo com parcial prévia de dados do Dataprev, houve registros de 75.213 enviados pelas prefeituras com vários cadastros federais de CPFs e endereços.
Todos os cadastros estão sendo analisados e checados previamente, mais famílias ainda poderão receber o benefício. A expectativa é que os depósitos sejam feitos em até 48 horas pós aprovação do cadastro.
Como conseguir o Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil no Rio Grande do Sul
Após o registro realizado pelas prefeituras dos municípios ser aprovado, a pessoa responsável pela família deve confirmar os dados no sistema do Governo.
Para isso, basta ter um cadastro ativo no site oficial do Gov.br e realizar a confirmação das informações. Em seguida, o nome da pessoa será enviado automaticamente à Caixa Econômica Federal, que é a responsável por efetuar os pagamentos de depósitos.
Não é necessário abrir uma conta na CAIXA para receber o Auxílio Reconstrução, o banco irá identificar se o responsável possui conta aberta e, caso não tenha, irá se encarregar de abrir uma Poupança Social Digital para recebimento do valor.
O beneficiário poderá acompanhar a movimentação e transferências no aplicativo CAIXA Tem.
Leia também no Massa News: