Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarcou de Israel, no Oriente Médio, com 207 passageiros brasileiros, além de dois cachorros e dois gatos, nesta sexta-feira (13). O voo, o quarto desde que teve início a ação, tem como destino o Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), a previsão de chegada é no sábado (14), por volta de 1h da madrugada.
O destino final dos passageiros é em 18 cidades brasileiras. A ampla maioria em São Paulo, onde 118 pessoas vão desembarcar por lá, outras 31 no Rio de Janeiro, 13 em Porto Alegre, dez em Florianópolis e cinco em Brasília e Belo Horizonte.
Há ainda quatro passageiros que vão para Curitiba, outros quatro para Goiânia, três para Natal, três para Manaus, dois para Fortaleza, dois para Recife, dois para Ribeirão Preto (SP), um para Salvador, um para Vitória, um para Porto Seguro (BA), um para João Pessoa e um para Belém.
A articulação do Governo Brasileiro teve início no último sábado (7), data dos atentados terroristas em Israel que se desdobraram em conflito armado de grandes proporções. No próprio sábado, foi criado um gabinete de crise.
Veja também:
- Governo federal confirma morte de 3ª brasileira em Israel
- Avião da FAB com brasileiros resgatados em Israel chega a Brasília
Um formulário online ajudou a identificar os brasileiros em situação de dificuldade. Mais de 2,7 mil manifestaram interesse em retornar. Requisitos de prioridade para brasileiros sem passagens, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças foram adotados.
Segundo o governo federal, desde o início da operação já foram 701 pessoas repatriadas. Além disso, são previstos 15 voos para repatriar outros brasileiros que estão em Israel.