Bandeira amarela deixa conta de luz mais cara em julho

Prepare os bolsos, porque a conta de luz vai ficar mais cara em todo o Brasil no mês de julho. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu acionar a bandeira amarela e a energia elétrica subirá de preço a partir desta segunda-feira (1º).

bandeira-amarela-energia
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Com a decisão da Aneel, o consumidor vai pagar R$ 1,88 a cada 100 kW/h consumidos em julho, conforme foi decidido pela Agência na sexta-feira (28).

Bandeira amarela de energia a partir de julho

A Aneel explica a adoção da bandeira amarela de energia por causa da previsão de chuvas abaixo da média e da expectativa de que o consumo de energia aumente nos próximos dias.

“Essa é a primeira alteração na bandeira desde abril de 2022. Ao todo, foram 26 meses com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor consegue fazer escolhas de consumo que contribuem para reduzir os custos de operação do sistema, reduzindo a necessidade de acionar termelétricas”, justififca a Aneel.

Bandeira amarela volta a entrar em vigor desde 2022

Com o acionamento da bandeira amarela, a Aneel orienta que os consumidores façam uso consciente da energia elétrica.

A orientação é para utilizar a energia de forma consciente e evitar desperdícios que prejudicam o meio ambiente e afetam a sustentabilidade do setor elétrico como um todo. A economia de energia é essencial para a preservação dos recursos naturais.

Como funcionam as bandeiras tarifárias

Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias indica o custo real da geração de energia elétrica, incentivando os consumidores a promoverem o uso da energia elétrica de maneira consciente.

O cálculo para acionamento das bandeiras tarifárias leva em conta, principalmente, dois fatores: o risco hidrológico e o preço da energia.

As bandeiras tarifárias funcionam da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, o menor.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.