Desde que o programa Tá Na Hora, do SBT, mostrou ao vivo que havia caminhões com doações sendo multados a caminho do Rio Grande do Sul, uma polêmica se instalou nas redes sociais.
Enquanto algumas pessoas questionavam a informação, outros usuários confirmaram que havia veículos com donativos sendo notificados pelas autoridades de trânsito.
O fato é que a notícia é verdadeira e, sim, houve casos pontuais em que caminhões foram multados a caminho do Rio Grande do Sul.
A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta quarta-feira (8), em vídeo divulgado para a imprensa e nas redes sociais.
Em nota, o SBT explicou como foi a abordagem mostrada por uma das equipes que acompanham a tragédia no RS. “Nossa equipe de reportagem constatou embaraços oficiais ao trânsito de caminhões com doações para o Rio Grande do Sul, e assim retratou os fatos, até mesmo como forma de alerta às autoridades”, diz o comunicado.
Caminhões barrados no RS: o que aconteceu?
O diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, confirmou que pelo menos seis caminhões com doações foram multados por excesso de peso em um posto de fiscalização em Santa Catarina desde a semana passada. Ele também garantiu que as autuações serão canceladas.
Ainda na quarta-feira, a própria ANTT anunciou diversas medidas para agilizar o transporte de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul.
“Houve casos isolados de autuação por excesso de peso, na balança de Araranguá, que não se tornarão multa e serão devidamente anulados. É importante dizer que todos esses casos, foram seis, seguiram suas viagens sem retenção na balança, ao constatarmos que eram doações”, informou Vitale, em vídeo.
Leia também: