Cometa verde poderá ser visto no Brasil a partir desta quarta

Com a colaboração de SBT News

O cometa verde C/2022 E3 (ZTF), que passa pelo sistema solar a cada 50 mil anos, poderá ser visto a olho nu no Brasil a partir desta quarta-feira (1º), quando alcançará sua máxima aproximação da Terra. Descoberto recentemente pela Nasa, o cometa verde atingirá a melhor altura de observação no sábado (4).

Foto: Miguel Claro

Para observar, será necessário olhar para o norte, abaixo da estrela Capela. Outra dica é estar em um lugar longe da iluminação da cidade, que prejudica a observação a olho nu. 

O Observatório Nacional aconselha iniciantes a aguardarem até o dia 10 de fevereiro para fazer a observação, entre 19h e 21h, quando o cometa irá se encontrar muito próximo do planeta Marte.

Veja também:

A instituição científica também irá exibir imagens do cometa em uma transmissão ao vivo, às 9 horas, no dia 11 de fevereiro.

A descoberta do cometa

O cometa C/2022 E3 (ZTF) foi descoberto em março de 2022 pelo programa Zwicky Transient Facility (ZTF), que opera o telescópio Samuel-Oschin no Observatório Palomar, na Califórnia. O cometa tem um diâmetro relativamente pequeno, com cerca de 1 km e foi detectado ao passar pela órbita de Júpiter.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.