Conta de luz mais cara? O valor da energia elétrica vai aumentar no Brasil devido a bandeira tarifária de setembro, que será vermelha patamar 2.
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a conta de luz mais cara acontecerá por causa da previsão de escassez de chuvas. Além disso, o clima seco com temperaturas altas também motivaram o acionamento de usinas térmicas, aumentando os custos da operação do sistema elétrico.
É a primeira vez, em pouco mais de três anos, que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada — a última foi em agosto de 2021. De acordo com a Aneel, haverão maiores custos para a geração de energia elétrica. O acréscimo será de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Conta de luz mais cara
O mês de setembro vai ter custos mais altos com energia elétrica. A Aneel reforça que o motivo da conta de luz mais cara é a previsão de chuvas abaixo da média e temperaturas superiores à média histórica. As situações aumentam a operação das usinas termelétricas, que têm a energia mais cara que as hidrelétricas.
VEJA MAIS:
- Preço do gás de cozinha vai subir? Confira o reajuste
- Gasolina mais barata em Curitiba: veja postos com preços baixos
A orientação, conforme a Aneel, é para que os consumidores façam o uso mais consciente da energia elétrica para evitar o desperdício. A criação do sistema de bandeiras tarifárias ocorreu em 2015 para indicar aos consumidores os custos de geração de energia no Brasil.