Forças de segurança tentam resgatar corpos de garimpeiros em terra indígena

Com a colaboração de SBT NEWS

A nova escalada da violência nas terras yanomami, em Roraima, teve início no sábado (29)

Forças de segurança tentam resgatar oito corpos de garimpeiros, nesta quarta-feira (3). Desde o último sábado (29) já são 13 pessoas mortas em pelo menos três confrontos entre garimpeiros, milícias ligadas a eles, indígenas e forças de segurança.

CORPOS-GARIMPEIROS
Foto: Divulgação/Ibama

Corpos foram vistos durante sobrevoo

Oito cadáveres foram avistados durante um sobrevoo do Ibama e PRF. Os corpos devem ser resgatados nesta quarta-feira (3) pela Polícia Federal, Força Nacional de Segurança, PRF e Ibama, com ajuda de um helicóptero. 

Os corpos estão em uma cratera aberta na floresta amazônica pela ação da exploração ilegal de ouro. São garimpeiros, segundo os investigadores, e há sinais de perfurações por arma de fogo e, possivelmente, por flechas.

Violência em terras indígenas

A nova escalada da violência nas terras yanomami, em Roraima, teve início no sábado (29) quando um agente de saúde indígena foi morto por garimpeiros e outros dois índios foram baleados, em Uxuí.

No domingo (30), homens da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama trocaram tiros com um grupo de garimpeiros ligados à milícias. Quatro dos criminosos foram mortos. A equipe foi atacada durante fiscalização, na região de Uiaiacás. 

Apreensões em terras indígenas

Foram apreendidas 11 armas, espingardas calibre 12mm, um fuzil e pistolas calibre ponto 45, de uso restrito das forças de segurança. 

Segundo o Ibama, o ataque deste domingo (30) foi o quarto contra equipes do órgão desde fevereiro, quando iniciou a operação de intervenção na área.

Com informações do SBT News

Leia também:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.