A celebração de Corpus Christi acontecerá nesta próxima quinta-feira (30), no Brasil e no Distrito Federal essa data não é oficialmente reconhecida como feriado nacional.
O Governo Federal decidiu que a data é um ponto facultativo, entretanto, cada município pode considerar ou não a celebração católica como um feriado.
Atualmente, 14 capitais de 27 em todo o país, consideram Corpus Christi como feriado. Nesse caso, os trabalhadores devem ser dispensados ou, se precisarem trabalhar, recebem o salário diário em dobro ou uma outra folga em compensação.
Cidades que consideram Corpus Christi como feriado
Dentre todas as capitais do Brasil, Macapá é única que ainda não tem uma regulamentação definida para a data.
Veja a lista das cidades que consideram a celebração como feriado:
- Maceió (AL)
- Salvador (BA)
- Vitória (ES)
- Cuiabá (MT)
- Campo Grande (MS)
- Belo Horizonte (MG)
- Belém (PA)
- Curitiba (PR)
- Teresina (PI)
- Natal (RN)
- Porto Alegre (RS)
- Boa Vista (RR)
- São Paulo (SP)
- Aracaju (SE)
Corpus Christi é feriado em Curitiba. A folga é prevista no Art.70 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
“Salvo o disposto nos artigos 68 e 69, é vedado o trabalho em dias feriados nacionais e feriados religiosos, nos termos da legislação própria”, prevê a CLT.
Cidades que consideram como ponto facultativo
As demais 13 capitais consideram Corpus Christi como ponto facultativo, dessa forma, se o trabalhador tiver que prestar serviço não receberá ajuste salarial do dia e nem folga compensatória no futuro.
Veja quais cidades não consideram a data como feriado e sim como ponto facultativo:
- Rio Branco (AC)
- Manaus (AM)
- Fortaleza (CE)
- Brasília (DF)
- Goiânia (GO)
- São Luís (MA)
- João Pessoa (PB)
- Recife (PE)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Porto Velho (RO)
- Florianópolis (SC)
- Palmas (TO)
O ponto facultativo é assegurado principalmente para servidores públicos, os funcionários desse setor costumam ter os feriados emendados.
Corpus Christi: o que significa e como funciona a festa
A festa de Corpus Christi é uma celebração muito popular da Igreja Católica, os fiéis se reúnem para fazer procissões e receber a comunhão.
Não há uma data específica para comemorar, mas acontece sempre em uma quinta-feira, 60 dias após a Páscoa, em memória a última ceia de Jesus Cristo com os 12 apóstolos, segundo a crença da religião Católica.
Uma tradição famosa da festa são os tapetes de sal que representam o momento em que os fiéis acreditam que Jesus entrou Jerusalém. Os tapetes também podem ser feitos de outros materiais como serragem.
Leia também no Massa News: