Dia das Mães: como surgiu a celebração?

Você sabe como surgiu o Dia das Mães? A comemoração, que em 2023 vai ser celebrada no Brasil no dia 14 de maio e é uma das datas mais lucrativas para o comércio, tem várias origens.

dia das mães como surgiu
Foto: Adobe Stock

Alguns historiadores reconhecem que celebrações em homenagem às mães aconteçam desde a Antiguidade. Na Grécia e em Roma, por exemplo, eram feitas festividades para as deusas Reia e Cibele, respectivamente, conhecidas como “mães dos deuses”.

Ao longo dos séculos, ocorreram outras celebrações parecidas. Mas o Dia das Mães como é conhecido hoje surgiu após ser idealizado pela norte-americana Anna Maria Jarvis no início do século XX. Anna era filha de Ann Maria Reeves Jarvis, que foi uma ativista social nascida no estado de Virgínia.

Ann fez diversos trabalhos durante sua vida, inclusive durante a Guerra Civil Americana. Ela, junto com outras mães, dedicou-se ao “Mothers’ Day Work Club”, um clube que se dedicava a melhorar as condições sanitárias da população. Ela também atuou no socorro de soldados feridos durante a guerra, independente de qual lado eles estavam.

Após a morte de Ann Jarvis, em 9 de maio de 1905, sua filha Anna quis homenageá-la e fez uma campanha para que o Dia das Mães fosse reconhecido no mês de maio. Em 1907, foi celebrado pela primeira vez.

O movimento de Anna se popularizou tanto que vários estados do país adotaram a data. Até que, em 1914, o então presidente Woodrow Wilson aprovou a criação do Dia das Mães nos Estados Unidos, para celebração em todo segundo domingo do mês de maio.

Como surgiu o Dia das Mães no Brasil

Após a popularização nos EUA, a comemoração do Dia das Mães não demorou muito para chegar no Brasil.

Historiadores consideram que a primeira celebração foi feita no dia 12 de maio de 1918, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A iniciativa foi da Associação Cristã de Moços do Rio Grande do Sul.

Mas foi apenas em 1932 que a data tornou-se oficial, após apelo popular e com influência do movimento feminista brasileiro. No dia 5 de maio daquele ano, o presidente Getúlio Vargas assinou um decreto oficializando o Dia das Mães no Brasil para o segundo domingo do mês de maio.

Veja o que dizia o decreto nº 21.366:

Considerando que vários dias do ano já foram oficialmente consagrados à lembrança e à comemoração de fatos e sentimentos profundamente gravados no coração humano;

     Considerando que um dos sentimentos que mais distinguem e dignificam a espécie humana é o de ternura, respeito e veneração, que evoca o amor materno;

     Considerando que o Estado não pode ignorar as legítimas imposições da conciência coletiva, e, embora não intervindo na sua expressão, e do seu dever reconhecê-las e prestar o seu apoio moral a toda obra que tenha por fim cultuar e cultivar os sentimentos que lhes imprimem, força afetiva de cultura e de aperfeiçoamento humano,

DECRETA:

     Art. 1º O segundo domingo de maio é consagrado às mães, em comemoração aos sentimentos e virtudes que o amor materno concorre para despertar e desenvolver no coração humano, contribuindo para seu aperfeiçoamento no sentido da bondade e da solidariedade humana.

     Art. 2º Revogam-se as disposições em contrário.

Desde então, a data se popularizou e ao longo dos anos passou a ser uma das principais datas para o comércio brasileiro.

Dia as Mães em outros países

Assim como no Brasil e Estados Unidos, vários países comemoram a data no segundo domingo do mês de maio, como Austrália, Colômbia, África do Sul e Alemanha.

Mas nem todos seguem a tradição dos EUA. Em outros locais, como Portugal e outros países lusófonos, o dia é celebrado no primeiro domingo de maio, que é o mês que homenageia Santa Maria, Mãe de Jesus, seguindo a tradição católica.

Outros exemplos são Rússia e Romênia, que festejam o Dia das Mães em 8 de março, enquanto Argentina celebra no terceiro domingo de outubro.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.