Qual é a diferença entre Dia dos Namorados e Valentine’s Day

Com a aproximação do dia 12 de junho algumas pessoas se perguntam qual é a diferença entre o Dia dos Namorados e o Valentine’s Day. Apesar de acontecerem em dias diferentes, as duas datas têm o mesmo objetivo: celebrar o amor!

diferenca-entre-dia-dos-namorados-e-valentines-day
Foto: Adobe Stock

Com exceção do Brasil, o mundo comemora o Valentine’s Day no dia 14 de fevereiro. O dia é uma homenagem a São Valentim, um padre que arriscava a vida para celebrar casamentos no século 3.

Já no Brasil, o Dia dos Namorados ocorre no dia 12 de junho, véspera da celebração do dia de Santo Antônio, conhecido como o santo casamenteiro pelos católicos.

Por que o Dia dos Namorados acontece em outra data no Brasil?

O Brasil tem um motivo para ter outra data que comemora o Dia dos Namorados: o comércio. E o publicitário João Doria foi o responsável por isso.

Ele foi contratado com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que eram mais fracas. Pensando nos bons resultados do Dia das Mães, Doria escolheu o dia 12 para tentar aquecer as vendas.

Além disso, a escolha da data também está relacionada ao Santo Antônio, que já era famoso por ser o santo casamenteiro. A igreja celebra o santo em 13 de junho.

Atualmente, o Dia dos Namorados é uma das três datas mais importantes para o comércio.

Qual é a história do Valentine’s Day?

O início da celebração do Valentine’s Day foi no século 5. Responsável pela data, São Valentim foi declarado santo em 14 de fevereiro de 496 pelo papa Gelásio.

A história mais conhecida é a de que São Valentim era um padre de Roma que foi condenado à pena de morte no século 3.

Segundo a história popular, os casamentos foram banidos pelo Imperador Claudio II. Ele acreditava que homens casados eram soldados fracos.

Entretanto, o padre Valetim defendeu que o casamento era parte do plano de Deus e dava sentido ao mundo. Portanto, ele começou a fazer cerimônias em segredo até o imperador descobrir. O padre morreu no ano 270.

Mas, durante o período detido, Valentim se apaixonou pela filha de um carcereiro. No dia do cumprimento da sentença, ele enviou uma carta de amor à ela, a qual assinou “do seu Valentim”. Isso originou a prática de enviar cartões para a (o) namorada (o) no 14 de fevereiro.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.