O Concurso Nacional Unificado (CNU), o “Enem dos Concursos“, foi adiado em todo o Brasil. A medida foi anunciada pelo Governo Federal na tarde desta sexta-feira (3). O exame estava marcado para este domingo (5).
A decisão deu-se após as fortes chuvas no Rio Grande do Sul (RS). O estado está em calamidade pública com 37 mortes e 74 desaparecidos, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil.
No estado, 80.348 mil pessoas estavam inscritas para fazer as provas em 10 cidades do Rio Grande do Sul. Ao todo, no Brasil, foram feitas 2,1 milhões de inscrições no exame.
Em uma coletiva na manhã desta sexta, o ministro da ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, afirmou que o adiamento do “Enem dos Concursos” teria um custo de R$ 50 milhões.
“A possibilidade de adiamento do concurso tem um custo de R$ 50 milhões. São mais de 2,5 milhões de inscritos em todo o país. A princípio, a ideia de suspender o concurso só para o Rio Grande do Sul, do ponto de vista jurídico, é muito questionável. Outra hipótese que existiria é a suspensão total do concurso. A não ser que haja alguma decisão judicial nesse sentido.”
disse.