Fim da escala 6×1? A discussão sobre o fim da jornada de trabalho de seis dias por um dia de folga ganhou repercussão nas redes sociais.
Devido ao engajamento, muitos políticos correram para aderir à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Erika Hilton (PSol-SP) na Câmara dos Deputados.
Até o último sábado (9), 79 deputados haviam assinado a proposta do fim da escala 6×1. No entanto, por se tratar de uma PEC, são necessárias 171 assinaturas para o projeto começar a tramitar. Depois, para o texto ser aprovado, são necessários 308 votos e dois turnos de votação.
VEJA TAMBÉM:
- Cidade da Grande Curitiba vai ganhar novo bairro planejado
- Inscrições para concurso na Grande Curitiba estão abertas
Fim da escala 6×1
O texto apresentado por Érika Hilton acaba com o modelo de contratação em que o empregado trabalha por seis dias consecutivos e folga no sétimo.
“Isso tira do trabalhador o direito de passar tempo com sua família, de cuidar de si, de se divertir, de procurar outro emprego ou até mesmo se qualificar para um emprego melhor. A escala 6×1 é uma prisão, e é incompatível com a dignidade do trabalhador”, disse a deputada no X.
A proposta surgiu do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), liderado pelo vereador eleito Rick Azevedo (PSol-RJ).