Gás de cozinha: consumo atinge pior marca em 10 anos no Brasil

Com a colaboração de SBT News

O consumo de gás de cozinha no Brasil caiu 2,52% em 2022, registrando a pior marca em 10 anos. Segundo o Observatório Social do Petróleo (OSP), responsável pelo levantamento, o maior impacto na venda de botijões aconteceu nas regiões Sul e Sudeste, com redução de 3,74% e 3,61%, respectivamente.

Foto: Arquivo/Banco Central

Na média, o gás de cozinha era vendido no ano passado a R$ 109,86, o valor mais alto desde 2001 – quando a Agência Nacional do Petróleo (ANP) começou a divulgar a tabela de preços. A análise do período aponta ainda que em 2022 o país teve o menor consumo per capita de GLP, com a marca de 43,52 m³ para cada 1 mil habitantes.

Entre os estados, o Rio Grande do Sul foi o mais afetado pela queda do consumo, com 5,2%. Em seguida, aparecem a Bahia (com redução de 4,9%), o Rio Grande do Norte (4,4%) e São Paulo (4,3%). Para o economista Eric Gil Dantas, do OSP, o resultado é ocasionado pelo preço, cerca de 49% superior à média de 2007-2017.

Veja também:

“O consumo per capita de GLP no Brasil manteve-se mais ou menos estável entre 2007 e 2017. A partir de 2018 começa uma tendência forte de queda – a exceção foi apenas o ano de 2020, no auge da pandemia, quando houve um aumento forte da demanda por gás de cozinha no mundo inteiro”, acrescenta Dantas.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa