Um novo golpe na internet mostra um vídeo falso do apresentador Ratinho falando sobre um suposto repasse de créditos da empresa Serasa para pessoas impactadas por vazamentos de dados. As imagens são geradas por inteligência artificial, portanto não são verdadeiras.
No vídeo, o suposto Ratinho fala que é possível receber entre R$ 2 mil e R$ 50 mil de indenização da Serasa, após a empresa ser condenada pelo STF por vazamentos de dados dos clientes. A voz do vídeo pede para que os internautas acessem um link para ver se foram contemplados. Porém, o link é malicioso e pode roubar dados de quem o acessa.
Ratinho não é o primeiro famoso a ter a imagem utilizada no golpe da Serasa. A empresa já esclareceu que não existe nenhuma decisão do STF sobre o tema e que o vídeo é completamente falso.
- Bruno Mars fará show gratuito no Brasil: concorra ao ingresso
- Meteoro cruza o céu de cidade do Paraná em plena luz do dia: veja o vídeo
Golpe da Serasa: como se proteger de vídeos feitos por IA
Os indícios de que o vídeo é falso podem ser percebidos na própria imagem: a voz do apresentador Ratinho não está sincronizada.
Uma outra dica para quando receber este tipo de vídeo suspeito é ir até as redes sociais de Ratinho ou do outro famoso que teve a imagem utilizada para fins criminosos: se você não encontrar nenhum conteúdo parecido por lá, é provável que se trata de um golpe.