A Defesa Civil confirmou nesta sexta-feira (17) que o número de mortos no Rio Grande do Sul subiu para 154, resultado das enchentes provocadas pelos temporais que assolam o estado desde o fim de abril.
O boletim também revela que ainda há 98 pessoas desaparecidas e outras 806 que ficaram feridas em decorrência das chuvas no RS.
Além de atualizar o número de mortos pelas enchentes no RS, a Defesa Civil também atualizou o número de pessoas que tiveram que deixar as próprias casas por conta das cheias dos rios. Já são mais de 618,3 mil desalojados, dos quais 78,1 mil estão em abrigos temporários e mais de 540 mil tiveram que se abrigar na casa de amigos ou familiares.
O número de pessoas afetadas de alguma forma pelas chuvas no Rio Grande do Sul também subiu e agora é de 2.281.830 de pessoas, ou 20,95% dos 10,88 milhões de habitantes do estado.
Enchentes afetam mais de 90% das cidades gaúchas
As chuvas afetaram nove em cada dez municípios gaúchos. De acordo com o último boletim, 92,75% (461) das 497 cidades do Rio Grande do Sul tiveram suas rotinas impactadas pelos eventos climáticos.
Até o momento, 82.666 pessoas foram resgatadas por helicópteros, agentes de segurança e barcos oficiais ou de voluntários. O boletim da Defesa Civil contabiliza ainda o resgate de 12.108 animais silvestres e domésticos, que foram salvos.
Leia também:
- Instituto Solange Massa e parceiros unidos para ajudar vítimas das enchentes
- Recém-nascido vítima de enchentes no RS é levado para Curitiba
- Governo federal anuncia Pix de R$ 5 mil para vítimas das enchentes no RS
- Inscrição Enem 2024: Rio Grande do Sul deve ter novo prazo
- Preço do arroz importado será R$ 4,00 o quilo, diz governo federal