Celebrado em 12 de outubro, o Dia das Crianças foi oficializado em 1924 no Brasil. A data é marcada pela entrega de presentes e diversão garantida entre os pequenos, mas você sabe como ela se originou no país?
A origem do Dia das Crianças ocorreu em 1924, quando o deputado federal Galdino do Valle Filho propôs a criação da data comemorativa. A ideia foi aprovada e o dia 12 de outubro foi oficializado pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto nº 4867.
Em 1940, a data comemorativa quase foi alterada para 25 de março. O ex-presidente Getúlio Vargas havia instituído um novo decreto que “fixava as bases da organização da proteção à maternidade, à infância e à adolescência em todo o País”. Com a medida, um novo dia de celebração seria criado — entretanto, a nova ideia não “saiu do papel”.
Veja também:
- Semana da Criança de Curitiba começa com espetáculo de dança
- Mercado Municipal de Curitiba recebe doações de brinquedos para o Dia das Crianças
Após a origem do Dia das Crianças, a data ficou mais conhecida no Brasil a partir dos anos 50 e 60, quando marcas lançaram campanhas de marketing para aumentar as vendas de brinquedos. Com o objetivo de divulgar produtos infantis, a “Semana do Bebê Robusto” impulsionou o comércio de itens para crianças na época e deixou o dia marcado no país.
Já partir de setembro, um mês antes, lojas infantis começam a divulgar promoções de brinquedos e valores especiais para celebrar o dia. A data, por coincidência, é feriado no Brasil desde 1980 por ser dia da Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país.