O governo do Paraná continua oferecendo ajuda para o Rio Grande do Sul em diversas frentes. Nesta segunda-feira (6), a Sanepar informou que vai enviar caminhões-pipa para auxiliar no reabastecimento de água em Porto Alegre e região.
A ação integra a campanha SOS RS, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama e pela Defesa Civil do Paraná. O projeto já enviou nesta manhã mais de 190 toneladas de doações que foram arrecadas em todo o estado com a participação da população paranaense.
Cinco caminhões-pipa serão enviados na manhã desta terça-feira (7), cada um com capacidade para até 12 mil litros de água potável. Dois veículos sairão de Curitiba e o restante, de Ponta Grossa, Pato Branco e Foz do Iguaçu. Eles sairão vazios do Paraná e serão abastecidos em estações preservadas no Rio Grande do Sul.
A Companhia de Saneamento do Paraná também colocou à disposição do governo do Rio Grande do Sul três reservatórios modulares com capacidade para armazenar até 70 mil litros de água cada. Os contêineres são equipados com um sistema de pressurização que torna mais ágil e fácil o reabastecimento.
Além disso, um engenheiro mecânico, três eletricistas e motoristas da Sanepar viajarão ao Rio Grande do Sul para operar os equipamentos e veículos até que o abastecimento de água dos municípios gaúchos seja normalizado.
Doações para o Rio Grande do Sul
Além das 190 toneladas enviadas para os gaúchos, a Defesa Civil do Paraná acredita que deve mandar mais 300 toneladas de produtos durante esta semana.
Os quartéis do Corpo de Bombeiros e sedes das Brigadas Comunitárias continuam a receber alimentos não perecíveis, assim como agências dos Correios e sedes da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nesta segunda-feira as unidades do Instituto Água e Terra também passaram a receber doações.
Assim como outras entidades, a Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR) também está se mobilizando junto ao Sindicato dos Permissionários (Sindaruc) para organizar a doação de alimentos secos e água.
Enchentes no Rio Grande do Sul deixam 83 mortos
Até o fechamento desta matéria, o governo do Rio Grande do Sul já tinha confirmado 83 mortos por causa das inundações que destruíram dezenas de cidades.
Ainda há 111 desaparecidos. Outras 149 mil pessoas estão fora de suas casas, sendo 20 mil em abrigos e 129 mil desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos.
Com apoio do Instituto Solange Massa.
Leia também:
- Aeroporto de Porto Alegre continua fechado por tempo indeterminado
- Sesc Paraná arrecada roupas para vítimas das chuvas no RS
- Veja antes e depois de áreas com inundações no Rio Grande do Sul
- Loja do Grêmio é saqueada em meio ao desastre no Rio Grande do Sul
- Correios do Paraná recebem doações para o Rio Grande do Sul
- Saiba o que doar para vítimas das chuvas no RS
- Veja vídeos e fotos impressionantes da chuva no RS
- Veja onde fazer sua doação para o Rio Grande do Sul em Curitiba