A prefeita mais velha do Brasil é Graça Carrazzoni (MDB). A chefe do executivo tem 85 anos e administra o município de Itambé, no interior de Pernambuco.
De acordo com o Censo de 2022 do IBGE, a cidade, que fica a 95 km de Recife, tem quase 35 mil habitantes e fica na divisa com a Paraíba.
O limite é praticamente imperceptível, já que há ruas em que um lado da calçada é Itambé e o outro, Pedra de Fogo (PB). As duas cidades vivem de forma integrada e possuem atividades econômicas ligadas.
Veja também:
A prefeita mais velha do Brasil, Graça Carrazzoni, também é a primeira a governar Itambé. Ela atua na prefeitura de segunda a sexta-feira, onde costuma atender cerca de 15 pessoas por dia em seu gabinete.
A idade não representa um problema para a prefeita. Para ela, os 85 anos representam uma experiência para ajudar a governar o município.
Prefeita mais velha do Brasil
O marido de Graça também foi prefeito de Itambé por seis mandatos. Fred Carrazzoni morreu em abril de 2024.
Graça é natural de Alagoinha, no agreste, e chegou a Itambé após fazer um concurso para professora da rede estadual, em 1960.
Ao lado de Fred, Graça participava de campanhas eleitorais pedindo votos para o marido. Em 2016, Fred se lançou candidato a prefeito, mas depois retirou a postulação em meio a problemas com a Justiça que inviabilizaram sua candidatura. A escolha foi colocar Graça no lugar dele para prefeita.