Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

PSB destaca resistência política de Fidel

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, divulgou uma nota de pesar sobre a morte do ex-líder cubano Fidel Castro. Na mensagem, Siqueira destaca a capacidade de Fidel resistir na esfera geopolítica e o chama de "indomável".

"A estatura de sua liderança e seu relevo para os povos que ainda clamam por soberania, liberdade e desenvolvimento, não devem ser minorados em hipótese alguma, por aspectos controversos de sua personalidade", diz o texto.

Segue a íntegra da nota de pesar:

"É com grande pesar que o Partido Socialista Brasileiro - PSB recebe a morte do líder histórico do povo cubano, Fidel Castro. A estatura de sua liderança e seu relevo para os povos que ainda clamam por soberania, liberdade e desenvolvimento, não devem ser minorados em hipótese alguma, por aspectos controversos de sua personalidade.

A qualidade de resistir a uma geopolítica que historicamente foi perversa para com a América Latina e povos empobrecidos do mundo, a coragem de enfrentar as assimetrias de poder nesse contexto, a perseverança em fazer de Cuba referência mundial em políticas públicas que interessam de perto aos debaixo, como educação de qualidade, saúde pública, universal e de excelência deixam claro que sua importância envolve igualmente pautas internas, de aspiração francamente socialista em sua natureza.

Morre Fidel, que representou acima de tudo uma certa sorte de rebeldia, animada pela potência da juventude, que não deseja e não aceita se conformar. Mesmo que se tenha que lidar com seus excessos de ânimo e ímpeto, não poderá haver qualquer futuro pleno de expectativas civilizatórias, que se construa sem esse elemento indelével, que é o amor de um tempo ainda por vir e pelo qual vale a pena arriscar a vida.

Fidel, dentre muitos de seus companheiros de Sierra Maestra, foram e viveram como seres humanos indomáveis. Todos nós, nesse momento de perda, precisamos refletir sobre essa qualidade: a que possuem os que se batem por um mundo no qual a barbárie da pobreza, da opressão e do descaso sejam banidos da sociedade humana.

Carlos Siqueira

Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro - PSB"