O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, divulgou vídeo nas redes sociais sugerindo que o fundo eleitoral, dinheiro público reservado para a organização das eleições, seja doado para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Somente para as eleições municipais de 2024, o fundo eleitoral é de mais de R$ 5 bilhões. Esse dinheiro é dividido proporcionalmente aos partidos com representação na Câmara Federal.
Por se tratar de dinheiro público, ele precisa ser aprovado na Lei Orçamentária Anual (LOA) do ano anterior, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a divisão entre os partidos para cada cidade.
“Se a gente pegasse os R$ 5 bilhões que vai se gastar na eleição desse ano, a gente podia pegar todo esse dinheiro e ajudar o Rio Grande do Sul”, questiona Ratinho. Ele ainda responde a possíveis questionamentos sobre como as eleições seriam financiadas sem o fundo eleitoral.
“Estão pegando dinheiro do povo pra fazer eleição, e antigamente não tinha isso. Todo mundo que queria se eleger ia pedir voto, algumas pessoas ajudavam e é assim no mundo inteiro, não tem fundo eleitoral”, completa o ‘patrão’.
Assista ao vídeo com sugestão de Ratinho
Ratinho também acredita que o repasse do fundo eleitoral às vítimas das enchentes no RS poderia ser feito de forma simples, a partir da votação de um projeto de lei pelo Congresso. Assista: