O Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde desta terça-feira (14) o resultado do Fies 2023. No total, 205.177 candidatos se inscreveram para disputar 67.301 vagas em instituições particulares de ensino superior pelo Fundo de Financiamento Estudantil do primeiro semestre.
A partir desta quarta-feira (15), os estudantes selecionados devem procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento na instituição de ensino para complementar a inscrição. O prazo vai até o dia 17 de março.
A classificação é feita em ordem decrescente, com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e as demais regras do processo seletivo.
Nesta etapa, os cursos mais procurados foram medicina, direito, enfermagem, odontologia e psicologia.
Fies 2023: a partir de amanhã (15), os estudantes contemplados devem procurar a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento na própria instituição de ensino superior para validar as informações fornecidas.
— Ministério da Educação | MEC (@min_educacao) March 14, 2023
👉Saiba mais no portal "https://t.co/WQKIiagFlH".
Fies, #AíVouEu! pic.twitter.com/D0OfxIyMIC
Lista de espera do Fies 2023
Quem não foi selecionado agora é automaticamente incluído na lista de espera do Fies para disputar as vagas que não forem preenchidas.
O candidato deve ficar atento às convocações, acessando o sistema de inscrição do programa. A convocação da lista de espera será feita entre 21 de março e 18 de maio.
- Leia também: UTFPR lança edital do vestibular 2023
Fies financia cursos em instituições privadas
O fundo concede financiamento a estudantes com renda bruta familiar per capita de até três salários mínimos para que possam estudar em instituições privadas. O estudante deverá pagar as prestações após encerrar o curso. As prestações são calculadas levando em consideração o limite de renda, sem cobrança de juros.