Policiais do Paraná vão ajudar no combate saques e roubos no RS

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

Trinta e dois policiais militares do Paraná viajaram nesta terça-feira (7) para atuar no combate a roubos e saques no Rio Grande do Sul. A equipe conta com oito viaturas, um helicóptero e uma embarcação que serão usados no combate a crimes contra o patrimônio.

saques-rio-grande-do-sul-roubo-enchentes
Foto: Gabriel Rosa/AEN

Algumas das cidades mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul vêm sofrendo com o aumento no número de furtos, roubos e saques, tanto em lojas e empresas como em residências que não foram atingidas pelas inundações.

O grupo de 32 PMs do Paraná será distribuído conforme apontar a estratégia da Polícia Militar gaúcha nos locais com maior ocorrência de crimes. As equipes devem ficar no Rio Grande do Sul enquanto durar a calamidade causada pelas chuvas.

Essa é mais uma medida adotada pelo Governo do Paraná para auxiliar os gaúchos. O Estado já enviou uma equipe do Corpo de Bombeiros para ajudar no resgate de pessoas, mandou cinco caminhões-pipa da Sanepar e mais de 190 toneladas de doações.

Paraná reforça equipes de apoio ao Rio Grande do Sul

Os policiais paranaenses fazem parte do Comando de Missões Especiais da PM, vindos de diferentes batalhões da corporação, como Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPFRON), Batalhão de Polícia Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE) e Batalhão de Polícia de Choque.

“Este grupo de militares estaduais paranaenses já atua diariamente no combate à criminalidade aqui no Paraná e tem todo o preparo necessário para enfrentar qualquer tipo de situação”, afirmou o chefe do Estado-Maior da PMPR, coronel Valmor Anderson Pereira.

As equipes vão fazer o policiamento em terra, com as viaturas deslocadas, por água, com uma embarcação, e também por ar, com um helicóptero. A aeronave, inclusive, faz parte do Projeto Falcão, que conta com as mais modernas tecnologias para atuação policial aérea, como câmera infravermelha de alta precisão e sistema de imagem térmica.

Equipes de resgate continuam atuando no RS

O Paraná ainda tem uma equipe com mais de 30 bombeiros trabalhando no resgate de sobreviventes desde o dia 2 de maio. Em quase uma semana de trabalho, mais de 850 salvamentos foram realizados nas cidades de Eldorado do Sul, Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e Guaíba.

Nesta quarta-feira (8) a equipe de bombeiros será renovada por outro grupo de 37 profissionais treinados para situações de grandes desastres.

Além disso, há a previsão de que um outro helicóptero da Polícia Civil seja deslocado para o Rio Grande do Sul para ajudar nos trabalhos de resgate e transporte às pessoas afetadas pelas chuvas.

Enchentes no Rio Grande do Sul

A última atualização do governo gaúcho apontava para 90 mortos e 131 desaparecidos. Há ainda 362 pessoas feridas.

As inundações no Rio Grande do Sul já afetaram 397 cidades gaúchas (de 497) e afetaram mais de 1,4 milhão de pessoas. Há 156 mil pessoas desalojadas que estão dormindo na casa de parentes e amigos, e outras 48,2 mil em abrigos.

Campanha SOS RS

  • O que doar: alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene, produtos de limpeza
  • Onde doar: qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná

Leia também:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.