Antônio Augusto Amaral de Carvalho, “Seu Tuta“, morreu aos 93 anos nesta segunda-feira (4). De acordo com o Grupo Jovem Pan, ele estava internado no hospital Sírio Libanês com a saúde debilitada.
“Fundador da Jovem Pan, Seu Tuta, ícone da comunicação, revolucionou a história da Rádio Jovem Pan e marcou época na televisão. Ele estava internado no hospital Sírio Libanês com a saúde debilitada. Pai, marido, avô, bisavô e querido por centenas de funcionários. Antônio Augusto Amaral de Carvalho começou a entrar para a história já nos tempos da TV Record. Seu Tuta imortalizou a frase: “Ninguém faz sucesso sozinho”.”, diz a nota da Jovem Pan.
Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, divulgou nota de pesar e decretou luto oficial de três dias. Confira:
“NOTA DE PESAR – Falecimento de Antônio Augusto Amaral de Carvalho
‘O Governo de São Paulo lamenta o falecimento do empresário Antônio Augusto Amaral de Carvalho, ocorrido nesta segunda-feira (4), aos 93 anos. Com uma longa e notável trajetória no rádio e na televisão, “Seu Tuta”, como era conhecido, fundou a Rádio Jovem Pan e foi pioneiro ao realizar as primeiras transmissões esportivas ao vivo fora do eixo Rio-São Paulo. Na TV Record, marcou época ao organizar os históricos festivais de música e formatar programas de sucesso, como a “Família Trapo”. Nossos sentimentos aos familiares e amigos. Está decretado luto oficial de três dias no estado de São Paulo’.
Tarcísio de Freitas
Governador do estado de São Paulo”.
Seu Tuta morre aos 93 anos
A carreira de Seu Tuta, no meio jornalístico, começou no fim da década de 1940. Na TV Record, já na década de 1960, ele criou os festivais, que contribuíram para a explosão de movimentos como a Tropicália e a Jovem Guarda.
VEJA TAMBÉM:
Além disso, ele formatou programas como a “Família Trapo”, que tinha no elenco estrelas como Jô Soares, Hebe Camargo e Ronald Golias. Na década de 1970, houve a transformação da antiga Rádio Panamericana em Jovem Pan.
Seu Tuta realizou as primeiras transmissões esportivas ao vivo a partir de estádios fora do eixo Rio-São Paulo. Também foi o primeiro empresário da comunicação a apostar na transmissão em streaming pela internet (Jovem Pan Online).