Supremo julgará militares envolvidos em atos golpistas

Com a colaboração de SBT NEWS

A decisão atende a um pedido apresentado pela Polícia Federal,

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), definiu nesta segunda-feira (27) que os julgamentos de militares que participaram dos atos golpistas de 8 de janeiro também serão definidos no STF. A decisão atende a um pedido apresentado pela Polícia Federal, que solicitou a competência da Suprema Corte para processar e julgar militares das Forças Armadas.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

“Fixo a competência do Supremo Tribunal Federal para processar e julgar os crimes ocorridos em 8/1/2023, independentemente dos investigados serem civis ou militares e defiro a representação da Polícia Federal e autorizo a instauração de procedimento investigatório”, diz trecho da decisão do magistrado.

O ministro ainda cita que a medida é voltada para “apuração de autoria e materialidade de eventuais crimes cometidos por integrantes das Forças Armadas e Polícias Militares relacionados aos atentados contra a Democracia que culminaram com os atos criminosos e terroristas do dia 8 de janeiro de 2023″.

O pedido da PF visava entender se há militares suspeitos de envolvimento nos atos seriam investigados exclusivamente pela Justiça Militar ou pelo STF. A apresentação do pedido ao STF foi anunciada, há pouco mais de uma semana, pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. 

Até a divulgação, Dino divulgou que 85 inquéritos haviam sido abertos pela Polícia Federal e 36 prisões preventivas foram autorizadas. Dessas, 24 haviam sido cumpridas.

Com informações do SBT NEWS

Leia também:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.