Uma severa tempestade solar vai atingir a Terra nas próximas horas e pode desencadear uma série de efeitos em várias regiões do planeta. O alerta é do Centro de Previsão do Clima Espacial dos Estados Unidos.
De acordo com o órgão norte-americano, a tempestade solar pode causar apagões e interromper transmissões de satélites que estão na órbita da Terra, além de afetar as redes de energia em várias parte do globo.
Conforme a agência, trata-se de uma tempestade geomagnética de nível G4, o segundo maior numa escala que vai até cinco. Os efeitos da tempestade solar devem começar a chegar na Terra ainda nesta sexta (9) e persistir pelo menos até domingo (12).
Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), também dos Estados Unidos, o Sol tem produzido fortes explosões solares, gerando cinco explosões de plasma.
- Katrina dos Pampas: tragédia no RS é comparada com furacão nos EUA
- Projeção simula área afetada pelas enchentes no RS no mapa de Curitiba
Este é um evento incomum, de acordo com a NOAA, que aponta que as explosões parecem estar associadas a uma mancha solar com o diâmetro 16 vezes maior do que o da Terra.
Em 2003, uma tempestade solar atingiu o planeta e provocou o corte de energia elétrica na Suécia, além de danificar transformadores de energia elétrica na África do Sul.