Palestrante rebola e mostra partes íntimas na UFMA: veja vídeo

Tertuliana Lustosa causou uma grande repercusão na internet por ter dançado e mostrado as partes íntimas durante uma palestra na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

ufma-tertuliana-lustosa
Foto: reprodução/Redes Sociais

Tertuliana Lustosa dança funk na UFMA

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está investigando um caso que gerou grande repercussão nas redes sociais.

A historiadora Tertuliana Lustosa, convidada para uma palestra sobre dissidências de gênero e sexualidades, realizou uma performance considerada inapropriada por muitos.

LEIA TAMBÉM

O que aconteceu?

Durante sua apresentação, Tertuliana Lustosa interpretou uma canção com conteúdo explícito, o que causou desconforto em parte do público e na própria universidade.

A UFMA, em nota oficial, afirmou que a liberdade de expressão é fundamental, mas que é preciso manter um ambiente respeitoso e harmônico.

UFMA se pronunciou por nota

A universidade maranhense ressaltou que está apurando o caso e tomará as medidas cabíveis, sempre buscando o equilíbrio entre a liberdade de expressão e o respeito à comunidade acadêmica. A UFMA reafirmou seu compromisso com um ambiente inclusivo e transparente.

Nesta quinta-feira, 17, a historiadora Tertuliana Lustosa, na condição de palestrante convidada pelo Grupo de Pesquisa Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política – GAEP, apresentou a sua pesquisa durante a Mesa-Redonda “Dissidências de gênero e sexualidades”, em que reproduziu e performou uma de suas canções, considerada inapropriada para o momento e a construção do debate acadêmico-científico em que se encontrava.

Como sabido, a Universidade é um espaço plural e de diálogos, dedicado ao conhecimento, à diversidade de ideias e ao respeito mútuo. Por isso entendemos que a liberdade de expressão é um pilar fundamental da academia, mas também ressaltamos a importância de se manter um ambiente harmônico e respeitoso para todos os membros da nossa comunidade.

Por ser um lugar de múltiplas formas de conhecimento, os cursos, de graduação e de pós-graduação, possuem autonomia para discutir os variados temas que permeiam a nossa sociedade e que se apresentam com base em diversas teorias científicas. Ressalta-se. contudo, que a UFMA não compactua com quaisquer tipos de ações que possam desrespeitar os valores e princípios basilares da instituição.

Nesse sentido, a UFMA informa que está averiguando o ocorrido e tomará as providências cabíveis, após o comprometimento de ouvir todas as vozes, reafirmando seu compromisso com um ambiente acadêmico inclusivo, respeitoso e transparente.

Reafirma-se, por fim, que todos os esforços da Universidade buscam a melhoria de uma sociedade mais justa, inclusiva e comprometida com a pluralidade de vozes e saberes em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade.

Nota oficial da UFMA

Veja o momento

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.