Voluntários que atuam na separação de doações para o Rio Grande do Sul têm usado as redes sociais para denunciar doações de produtos que não têm condição de uso.
Além de atrasar o envio dos donativos para as vítimas das enchentes, o problema também retrata o descaso com que a tragédia no RS vem sendo tratada por parte da sociedade.
Em vídeo divulgado nas redes sociais, uma influenciadora que atua como voluntária no Rio Grande do Sul relata o “absurdo que está acontecendo na arrecadação de doações”.
Angélica Moraes está ajudando a separar os sapatos que serão enviados para as famílias atingidas pelas inundações no RS e, no vídeo, mostra dezenas de calçados sem qualquer condição de uso.
Chinelos rasgados, sapatos de salto alto, tênis sem cadarço ou rasgados, e até mesmo calçados mofados estão entre os itens enviados para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. “O que não serve para você, não serve para o outro”, desabafa.
“A arrecadação para a tragédia no Rio Grande do Sul não é uma oportunidade para você se desfazer do seu lixo”, avisa a jovem. “As pessoas não se davam ao trabalho nem de limpar as doações delas, lá o pessoal não tem nem água potável, como eles vão limpar as coisas”, completa.
As imagens também mostram uma bolsa cheia de calçados, mas com apenas um pé, ao invés dos pares. As cenas causaram revolta nas redes sociais e milhares de pessoas deixaram comentários incentivando a doação correta de produtos e pedindo mais empatia a quem não foi atingido pela tragédia.
Dicas para doação ao Rio Grande do Sul
Todo tipo de doação é bem-vinda, mas é preciso ter noção do que terá utilidade e o que é apenas lixo. São vários relatos de voluntários no Rio Grande do Sul sobre a doação de sapatos de salto alto, fantasias de carnaval e outros itens supérfluos, que não são úteis para as vítimas neste momento.
Os itens precisam estar em boas condições de uso imediato e o ideal é que eles sejam higienizados antes de ser entregues nos pontos de coleta. Milhares de vítimas estão sem acesso à água potável e não conseguem limpar roupas, calçados e colchões.
Caso você opte por doar calçados, certifique-se de que eles estejam amarrados em pares para facilitar o trabalho dos voluntários. Também é importante identificar o conteúdo das caixas e sacolas (roupas masculinas, femininas, infantis, e até com o tamanho das peças).
Cobertores, colchões, lençóis, travesseiros e itens de higiene pessoal também são extremamente necessários neste momento, assim como ração para animais como cães, gatos e coelhos.
Sempre que possível, também é possível enviar água potável junto com outros itens arrecadados.
O que doar para o RS
- Colchões (novos ou em bom estado)
- Alimentos não perecíveis
- Roupa de cama e de banho
- Cobertores
- Água potável
- Ração animal
- Cestas básicas fechadas
- Fraldas infantis e geriátricas