Caixa volta a liberar empréstimo consignado do Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal voltou a liberar, nesta segunda-feira (14), o crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil. O recurso foi suspenso no início de novembro para processamento da folha de pagamentos do auxílio, que, neste mês, deve contemplar mais de 21,13 milhões de famílias.

Foto: Adobe Stock

Segundo a instituição bancária, o crédito ficará suspenso por um tempo determinado todos os meses para preparar o depósito do benefício. Além da Caixa, estão envolvidos na atividade a Dataprev, estatal responsável pela lista dos beneficiários, e o Ministério da Cidadania, que cadastra os participantes do programa.

Lançada em outubro, a contratação do crédito consignado do Auxílio Brasil prevê empréstimos de até 40% do valor mensal do benefício, com taxas de 3,45% ao ano e parcelas em até 24 vezes. Ao invés de ser considerado o valor atual do programa (R$ 600), que só ficará em vigor até dezembro, valerá o de R$ 400, previsto para 2023.

Para contratar o serviço, o beneficiário deve comparecer a uma das 12 instituições bancárias autorizadas pelo governo e apresentar documentos como CPF e RG. Um termo de autorização deverá ser assinado, bem como um questionário sobre orientações de educação financeira. Os descontos serão feitos automaticamente nas parcelas do programa.

Caso o Auxílio Brasil seja cancelado, o empréstimo continuará valendo. Isso significa que, mesmo se deixar de receber a remuneração mensal, o beneficiário precisará honrar com as parcelas até o fim do prazo do contrato para quitar a dívida. 

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa