Chefe da ONU pressiona por compartilhamento voluntário de licenças de vacinas contra Covid-19

Por Michelle Nichols

Secretário-geral da ONU, António Guterres, em Genebra

NOVA YORK (Reuters) – O chefe da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, acredita que os fabricantes de vacina deveriam permitir que outras empresas produzam versões de suas vacinas contra Covid-19, disse um porta-voz da ONU nesta quarta-feira, enquanto a Organização Mundial do Comércio (OMC) debate a quebra de patente para reforçar o suprimento a países em desenvolvimento.

“O secretário-geral pede com frequência transferências de tecnologia, compartilhamento de know-how e licenciamento voluntário ou compartilhamento de licenciamento”, disse o porta-voz Stéphane Dujarric.

Membros da OMC estão avaliando sinais de progresso depois de sete meses de conversas sobre uma proposta da África do Sul e da Índia para a dispensa de direitos de patente de vacinas contra Covid-19. As decisões da OMC se baseiam em consensos, por isso todos os 164 membros precisam concordar.

Algumas autoridades da ONU dizem que o debate sobre a dispensa é uma distração e uma luta ideológica que não resolverá o problema de como aumentar a fabricação de vacinas.

Os 60 patrocinadores da proposta de economias emergentes enfrentam países desenvolvidos mais ricos, como Suíça, Estados Unidos e União Europeia, onde muitas farmacêuticas estão sediadas.

Há tempos Guterres pede que vacinas contra Covid-19 sejam disponibilizadas a todos os países e apela por mais financiamento para o esquema de compartilhamento de vacinas Covax, que almeja comprar até 1,8 bilhão de doses em 2021 para garantir um acesso global igualitário.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.