A empresa do bilionário Elon Musk, a Neuralink, recebeu aval da agência de saúde dos Estados Unidos (EUA), a Food and Drug Administration (FDA), para iniciar testes clínicos de implantes de chip cerebral em humanos. A decisão foi anunciada pela empresa nessa quinta-feira (25).
Estamos entusiasmados em compartilhar que recebemos a aprovação do FDA para lançar nosso primeiro estudo clínico em humanos! Este é o resultado de um trabalho incrível da equipe Neuralink em estreita colaboração com o FDA e representa um primeiro passo importante que um dia permitirá que nossa tecnologia ajude muitas pessoas. O recrutamento ainda não está aberto para o nosso ensaio clínico. Anunciaremos mais informações sobre isso em breve!
informou a empresa pelo Twitter.
Segundo a Neuralink, a iniciativa tem como objetivo ajudar os humanos a se curarem de um série de condições, como a depressão, obesidade, esquizofrenia e danos cerebrais graves, como cegueira e paralisia.
Além disso, a startup informou que, com o funcionamento do chip cerebral, seria possível enviar informações a equipamentos de eletrônicos e navegar pela internet.
Empresa de Elon Musk já teve autorização dos testes clínicos de chip cerebral negada
No início de 2022, a Neuralink tentou pela primeira vez a aprovação para o início dos testes clínicos, entretanto, a FDA negou o pedido.
Para a agência Reuters, a organização relatou que os principais problemas do primeiro projeto seriam a bateria de lítio do dispositivo, o risco dos fios do implante mudarem de lugar dentro do cérebro e a dificuldade de extrair o chip sem danificar o tecido cerebral.
Veja também:
- Roger Waters em Curitiba: ingressos começam a ser vendidos
- Madeleine McCann: novas buscas em barragem chegam ao fim
A empresa ainda não começou o processo de recrutamento para o ensaio clínico.
Com supervisão de Gabriel Sartini.