A previsão do tempo indica que o Rio Grande do Sul (RS) vai voltar a sofrer com fortes chuvas a partir desta sexta (10) até segunda-feira (13). Desde a última semana, o estado gaúcho vive uma calamidade climática, com enchentes e deslizamentos.
De acordo com o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Sistema de Meteorologia do Paraná (Somepar), o tempo volta a ficar instável, especialmente nas áreas onde já há milhares de pessoas afetadas. Até segunda (13) é esperado um acumulado de 200 mm.
Mesmo com o nível do Guaíba baixando, as chuvas devem aumentar o volume dos rios que alimentam o lago.
“Não é aquela quantidade de chuva que provocou todos os estragos, mas como temos uma situação já muito adversa na região, essa chuva novamente faz com que todo o lago do Guaíba volte a aumentar e a cota de inundação aumente novamente nos próximos dias”, explica Jacóbsen.
Ainda de acordo com o meteorologista, a Lagoa dos Patos não está conseguindo escoar a água no oceano por causa da direção dos ventos, aumentando a chance de alagamentos nos municípios banhados pela lagoa.
Chuvas no RS
A última atualização da Defesa Civil confirmou 116 mortes em decorrência das enchentes. Há 143 pessoas desaparecidas e 756 feridas.
O boletim indica que 437 municípios foram afetados, atingindo 1,9 milhão de pessoas. Há 70.772 desabrigados e 337.346 desalojados.
Leia mais sobre a calamidade climática no Rio Grande do Sul: