As famílias afetadas pelas chuvas em São Mateus do Sul, na região Sul do Paraná, estão recebendo ajuda do Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros.
As equipes com embarcações foram até as áreas inundadas da cidade nesta terça-feira (17) avaliando os estragos nas casas e entregando mantimentos aos moradores.
Os bombeiros têm ajudado equipes da Defesa Civil e da prefeitura a irem até as regiões mais afetadas desde o dia 12 de outubro, quando as chuvas se intensificaram na cidade.
Com as chuvas em São Mateus do Sul, cerca de 220 famílias ficaram ilhadas por causa da elevação do nível do Rio Iguaçu. O suporte às famílias inclui distribuição de alimentos, água, remédios, kits de higiene, limpeza e necessidades básicas.
Veja também:
- Sobe para 17 o número de cidades do Paraná em situação de emergência
- Paraná segue sob alerta para tempestades; veja previsão do tempo
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil enviou, nesta terça-feira (17), cerca de 4 toneladas de alimentos fornecidos pela Ceasa-PR. Além disso, 130 colchões, 150 kits de limpeza, 150 kits de higiene, mantimentos, alimentos e roupas arrecadados pela administração municipal estão sendo entregues.
As casas alagadas ou danificadas pelas tempestades são removidas pelos bombeiros. Para intensificar os atendimentos, a corporação deslocou uma equipe de Ponta Grossa para atuar no apoio aos bombeiros de São Mateus do Sul.
Chuvas em São Mateus do Sul
As regiões urbanas mais afetadas são os bairros Vila Amaral, Usina Velha e Jardim Dona Arminia. Nas áreas rurais, onde residem cerca de um terço dos 42 mil moradores do município, as comunidades de Potinga, Manduri e Turvo foram as mais afetadas.
A cidade teve a situação de emergência homologada pelo Paraná na segunda-feira (16). Até o momento, 18 cidades tiveram esta condição confirmada no Paraná.
De acordo com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, 1,8 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em São Mateus do Sul. Cerca de 300 estão em casas de parentes ou amigos e 25 estão em abrigos.