Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Antes de viajar, reserve um tempo para evitar a proliferação da dengue

(Foto: Arquivo) - Antes de viajar, reserve um tempo para evitar a proliferação da dengue
(Foto: Arquivo)

Verão. Estação do calor, praia, sol, piscina e... dengue?! Nesta época do ano, o cuidado para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti deve ser reforçado, pois as altas temperaturas e clima chuvoso favorecem seu desenvolvimento. A Secretaria Estadual da Saúde dá dicas aos paranaenses para aproveitar as férias de maneira consciente.

As principais recomendações são manter o quintal limpo; evitar o acúmulo de lixo e materiais que retém água; colocar areia nos vasos de planta; tampar a caixa d’água; e manter as calhas limpas. No caso de imóveis que contenham piscina, o cuidado deve ser direcionado à higienização da água, mantendo-a tratada com cloro e filtrada periodicamente.

Além disso, o ambiente interno também deve ser monitorado, especialmente quando a família viaja. “É fundamental manter o vaso sanitário fechado, os ralos bem tampados e não deixar nenhum recipiente que possa reter água e, consequentemente, proliferar o mosquito”, aconselha Ivana Belmonte, chefe do Centro Estadual de Vigilância Ambiental.

Ela ainda explica que locais como cacos de vidro em muros, lajes, toldos desnivelados, pneus, flores e buracos em rocha e árvores também devem ser analisados, pois podem alojar larvas. “São cuidados como esses que deixam sua família e os vizinhos protegidos da dengue. A gente pede a verificação semanal, porque o ciclo do mosquito é de sete a 10 dias. Mas se deixar tudo em ordem em casa e seguir todas essas orientações, pode viajar tranquilo”, orienta.

Dengue

Depois da picada do mosquito, os sintomas da dengue se manifestam entre o terceiro e 15º dia. Os principais são febre, dor no corpo, dores nas articulações, manchas na pele, dor de cabeça, cansaço, tonturas, náuseas, vômitos e moleza no corpo. Caso haja aparecimento desses sintomas, é recomendada a ida até um hospital.

Colaboração Daniela Borsuk e Agência de Notícias do Paraná

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo