Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Aparecimento de escorpiões deixa população em alerta

(Foto: Divulgação) - Aparecimento de escorpiões deixa população em alerta
(Foto: Divulgação)

O aparecimento de escorpiões da espécie Tityus serrulatus, o escorpião-amarelo, considerada uma das mais perigosas por causa da toxicidade do seu veneno, acendeu o alerta e tem mantido o setor de Vigilância em Saúde de Umuarama em prontidão. Moradores da Rua Mandaguari, na Zona 1, tem encontrado escorpiões com frequência.

A orientação da Vigilância Sanitária é para manter distância do aracnídeo e acionar a unidade caso verifique a presença do escorpião. O telefone é (44) 3906-1143.

Escorpião Amarelo

O escorpião amarelo típico do Sudeste e Centro-oeste do Brasil, mas também tem sido encontrado com frequência nos Estados do Sul do país. É a espécie que causa os acidentes mais graves, com registro de morte principalmente em crianças. O aracnídeo possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. Ele mede até 7 cm de comprimento e cada mãe tem dois partos por ano, com em média 20 filhotes cada, chegando a 160 filhotes durante a vida. Devido aos hábitos domiciliares e à periculosidade da picada, o escorpião amarelo é responsável pela maioria dos acidentes escorpiônicos verificados no Brasil em região urbana, devido ainda à grande expansão notada nos últimos 25 anos.

Colaboração Prefeitura de Umuarama

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo