Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Cadastro desatualizado é desafio para transplantes de medula

(Foto: Ilustração) - Cadastro desatualizado é desafio para transplantes de medula
(Foto: Ilustração)

No ano passado, 43 pessoas que apresentaram compatibilidade para a doação de medula óssea não foram localizadas no Paraná. A desatualização dos cadastros é um dos principais desafios para a realização dos transplantes e um dos temas destacados no Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, celebrado neste sábado (16).

“Aquele cadastrado pode ser a única esperança do paciente que espera por uma medula compatível. Então, é fundamental incluir o maior número possível de formas de contato e sempre que houver alterações de telefone ou endereço é necessário atualizar para que possa ser localizado em caso de compatibilidade”, destaca a responsável pelos cadastros no Hemepar, Jaqueline Castro. A atualização cadastral deve ser realizada no próprio local de cadastro ou pelo site www.inca.gov.br/doador.

O Paraná é o terceiro estado com maior número de cadastros, com 496 mil pessoas cadastradas. Em 2016 112 paranaenses receberam uma doação de medula. “Se cadastrar é muito simples e rápido. Basta ir até um hemocentro com documento oficial de identificação. Lá será assinado um termo de consentimento e retirado apenas 5 ml de sangue para fazer parte do registro nacional”, explica o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach. Para se cadastrar é necessário ter entre 18 e 54 anos, estar em bom estado de saúde e não ter doença infecciosa, doença no sangue, do sistema imunológico ou câncer.

As chances de compatibilidade são de uma a cada 100 mil. Em alguns casos, chega a uma em um milhão. “O cadastro não deve ser feito como um modismo, pelo contrário, é necessário refletir sobre a importância desta doação que não traz malefício ao doador, apenas benefícios a quem recebe”, conta. No último ano, apenas em Curitiba, 23 cadastrados desistiram da doação quando convocados.